sábado, 6 de dezembro de 2008

Cães de parar (caça)

Tudo o que tenho escrito neste blog obviamente que também se adequa ao treino de cães de caça, nomeadamente cães de parar. É muito frequente receber no canil da Associação Cantinho dos Animais de Beja cães de caça, seja porque são de pessoas que não sabendo que eram de caça os levaram para viver uma vida mais caseira sem exercicio fisico, ficando com a casa destruida, seja porque o caçador que era seu dono achou na sua ignorância que "o cão que é bom cão de caça não precisa de ser ensinado"... uma expressão muito frequente entre os caçadores, tal como é frequente o uso de técnicas de treino muito punitivas que levam a uma grande falta de confiança do cão no dono levando a péssimos resultados no campo.
Mas o que foi curioso, foi que ao ir mudar um pneu furado deparei-me com uma situação que coloca os defensores dos animais e os restantes caçadores todos a pensar. Os defensores dos animais a pensar que julgar que os caçadores são todos insensiveis para com os seus companheiros de jornadas de caça caninos não é mais que um preconceito ...não podemos generalizar. E os caçadores a pensar que realmente existem razões para o péssimo desempenho na caça dos vossos cães que tem a ver convosco e com a maneira inconsequente como tratam o vosso parceiro de caça.
Partilho convosco o video do Poker, um lindo exemplar da raça Braco Alemão e o seu dono que é um exemplo a seguir por outros caçadores e demais donos de cães por este Portugal.
Como ele próprio diz... "este cão é um espectáculo mas tem de se dar sempre uma recompensazinha cada vez que se porta bem".... muito obrigado por essa excelente visão.

Sem comentários: