quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

O tão "conhecido" princípio de Premack

Enquanto lia textos acerca dos métodos de treino de cães cruzei-me com este principio. É curioso que ele sempre fez parte da minha vida, tal como da vida de quase todos nós e se calhar poucos sabemos o seu nome, eu pelo menos desconhecia. Já falei nele aqui quando falei da questão da hierarquia dos cães, onde devemos pedir sempre ao cão um comportamento antes de obter aquilo que ele quer. O principio de Premack foi observado e registado pelo senhor David Premack, e o que ele observou foi que um comportamento muito provável reforça um comportamento pouco provável. E isto essencialmente significa o que nos dizem quando somos crianças... se comeres a sopa toda podes comer o gelado como sobremesa.

Em termos de treino de cães os comportamentos muito prováveis serão o que o cão quer fazer e os comportamentos pouco prováveis serão o que nós queremos que ele faça. Então como é que podemos usar este principio em termos p´raticos no treino do nosso cão?!
Conseguir que um cão realize um comportamento que foi pedido por nós num sitio repleto de distracções é o desafio derradeiro do treino. Um comando fundamental no treino dos cães e por vezes uma situação de vida ou morte para o cão, se estiver a ir na direcç
ao de uma estrada movimentada, é a chamada, algo que pode fazer se souber aplicar este principio, e seja em que situação for o cão virá até si.
Começe por colocar o seu cão numa trela comprida. Atire uma bola ou pedaços de comida para a frente do cão deixe que ele se dirija a eles e os apanhe ou coma.
Depois de fazer isto umas quantas vezes atire e espere que o cão vá para apanhar, mas desta vez vai faze-lo parar com a trela antes de ele chegar ao objecto. Não pise a trela nem faça o cão parar de forma muito repentina...não queremos magoar o cão... faça com que a paragem seja lenta e gradual.
Assim o cão vai ficar a olhar para a bola qurendo chegar a ela. É aqui que vai chamar o seu cão, é normal que no inicio o cão o ignore, continue a chamar o cão pacientemente até que ele se volte para si e comece a ir na sua direcção.
Assim que ele faça isso congratule o cão e deixe que ele vá apanhar a bola ou as recompensas de comida.
Está a ensinar o cão que pode apanhar a bola mas tem de respeitar a chamada primeiro. Este é um excelente comando em situações extremas, e quando o seu cão vem em situações com muitas distracções é muito mais seguro para ele. Muitos cães perdem-se, como na caça, e noutras situações, ficam feridos, morrem porque não respondem à chamada.
Com o treino verá que não será necessário a trela comprida porque o seu cão responderá cada vez mais à chamada, uma vez que é reforçada com um comportamento muito provável que é brincar com a bola ou comer, algo que ele quer.

Bom treino!
http://br.youtube.com/watch?v=OcB1zttZmdY
(VEJA O VIDEO)

Sem comentários: