segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Ansiedade por separação

Quando levamos o nosso novo cachorro para casa queremos mimá-lo, estar com ele, brincar sem parar...até ele cair para o lado...muito bem...está a concorrer ao prémio de dono com mais coisas destruidas em casa da história!
Quando levamos o cachorro para casa, somos nós que criamos o problema da destruição, dos latidos sem parar, do raspar a porta toda, roer os móveis, etc.( a chamada ansiedade por separação que é muito frequente nos cães) Como é que o fazemos? Bem ensinamos o cão que quando estamos em casa é a folia completa...quando não estamos é o tédio. Os cães são animais sociais e como tal vivem, ou estão preparados para viver, em grupo, por isso ficar quase todo o dia sem nada para fazer nem ninguém para brincar não faz parte da programação genética que trazem incorporada.
Existem duas componentes para a solução do problema, ou no caso de um cachorro no inicio, para a prevenção do problema.
1- Quando o cachorro vem para casa devemos desde logo fazer com que passe algum tempo sozinho na divisão do lado, num parque de interior ou numa transportadora. Para que ele goste de o fazer coloque-lhe um brinquedo de encher "kong" para ele ter o que fazer. Ao fazer isto está a ensinar o cão que o facto de você estar em casa não é sinónimo de brincadeira, por isso não vale a pena ficar muito triste com a nossa saida. Depois quando sai de casa deixe o cão numa das divisões (de preferência naquela que tem menos coisas para estragar) e não em toda a casa. Comece por sair por curtos periodos ou alterne na duração dos periodos de tempo das saidas. Para ele nunca saber quando pode voltar.
2- Para finalizar tenha sempre brinquedos de encher "kong" por casa para que o cão se entretenha a roer o brinquedo (eles precisam de ter o que fazer).
Se não sabe o que são estes artigos veja o artigo "kit para cachorros" aqui no blog.

1 comentário:

Anónimo disse...

eu tenho uma cachorra da raça poodle,ela tem + ou - 5 anos,quando saiu de casa ela raspa as portas e baba,oq posso fazer??