segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Desensibilizar a agressividade para outros cães.

O seu cão fica agressivo quando passa por outro cão na rua? Então o que fazer?!

Bem em primeiro lugar um cão assim à medida que se aproxima do outro cão o seu nível de stress e excitação começa a aumentar, o corpo começa a ficar mais tenso e o que é que você faz?...Piora a situação... fica também tenso ao perceber o que se vai passar, começa a apertar a trela, começa a ficar tenso e a mostrar ao seu cão que há motivos para ficar stressado porque você também está.
Os donos de cães, em geral, não estão familiarizados com os sinais de calma dos cães... o que é isto? Bem os cães quando começam a ficar preocupados..stressados começam a tentar acalmar-se a eles próprios bocejando, olhando para o lado, lambendo os lábios, cheirando, etc. Por isso vá para um sitio que tenha muitos cães...mas que estejam devidamente à trela para que mantenha uma distância controlada e confortável para começar. Quando tiver ai comece você a emitir sinais de calma para o seu cão, fazendo o que os cães fazem bocejando, lambendo os lábios, mantenha a trela folgada, etc. A escolha da distância correcta é fundamental...muitas vezes as pessoas dão um passo a mais. Devemos aproximar-nos de outro cão e quando o nosso exibe o primeiro sinal de stress paramos esperamos que ele olhe para nós e quando o fizer...click e recompense (use recompensas de valor elevado para o cão).
Vá diminuindo, à velocidade do cão a distância.
Depois passe para o passo seguinte, comece a andar em direcção ao outro cão e quando o seu cão começa a mostrar stress, em vez de parar, mude a direcção da marcha ligeiramente para o lado do seu cão para que ele tenha tendência a olhar para si para que não seja atropelado...click no momento em que olha e recompense. Continue a girar um passo de cada vez e a clicar cada vez que ele olha para si até estar na direcção oposta.
Depois volte a fazer o mesmo girando para o outro cão novamente e reforce a atenção em si...cada vez que se distrai para olhar para o outro cão mude de direcção para o lado dele.

VEJA ESTE VIDEO!!
(No video poderá parecer a quem é pouco entendido em treino de cães que o que está na cabeça do cão é um ançaimo e é por isso que ele obedece, mas não é...na realidade é um tipo de coleira chamada gentle leader que controla a cabeça do cão e a direcção em que ele olha...focando-o em nós quando puxamos...mas ele pode comer, beber, morder, etc. quando tem a coleira colocada)

1 comentário:

ZeSebastiao disse...

ola ze! td bem? ja vi k tens feito um grande trabalho... ainda bem que existem pessoas como tu e EU lol amigas dos animais:) boa continuaçao com o blog. beijinhos Marta