sábado, 21 de março de 2009

Boas maneiras para cachorros

Para que o seu cão seja afável bem comportado e simpático para toda a gente que visita a sua casa e para que tenha um dia-a-dia agradável é necessário algum esforço da sua parte, porque nenhum cão é bem comportado sem esforço no seu ensino. Como já tive oportunidade de referir aqui os conceitos mais básicos no treino de cães são a confiança no dono e a consistência nas nossas atitudes para com o cão. Se hoje dizemos "A" e amanhã na mesma situação dizemos "B" o cão vai ficar baralhado. Da mesma forma se hoje é só beijos e abraços e amanhã está de mau humor e é só palmadas e empurrões a confiança desaparece e o cão passa a estar na defensiova consigo e com todas as pessoas que encontra.
Dê a todas as suas visitas recompensas para que o cão encare as visitas como algo muito agradável. Mostre às pessoas como poderão usar essas recomopensas para o chamar, mandar sentar, deitar, rebolar, dar a pata, etc. Chame o cachorro e receba-o com muitas festas e com uma recompensa de elevado valor para ele como figado, por mais tempo que ele demore não lhe ralhe, não o prenda de imediato, ou seja, não associe nada de negativo à sua vinda ao pé de si, só coisas positivas. Depois dê um passo para trás e volte a chamar e faça o mesmo. Repita esta sequência algumas vezes e vá aumentando o número de passos.
Adicione o senta passado um tempo. Assim que ele vier quando o chama peça para se sentar e mova a recompensa para cima da cabeça dele. Quando ele se sentar dê a recompensa. Passe a pedir sempre um senta quando o chama antes de o recompensar de vir até si.
Em seguida faça o mesmo com o deita. Peça para se deitar e mova a recompensa para o meio das patas de frente e quando ele se deitar dê a recompensa. Peça o deita alternado com o senta sempre que o chama antes de lhe dar a recompensa. Faça o mesmo com o rebola e o dar a pata.
Peça às suas visitas que façam o mesmo com o cão e o recompensem.
Desta maneira ensina o seu cão a ser sociável, simpático para as visitas, manter-se controlado e com uns sentas e deitas como bónus.
Bom treino.

Sem comentários: