sábado, 14 de março de 2009

Inibição da mordida

A inibição da mordida é um tema que o dono comum não equaciona no ensino do seu cão. Quando o seu cachorro lhe mordisca a mão, a roupa, os sapatos, etc., as reacções comuns são: empurrar o cão e dar um berro "NÃO" ou dar uma palmada no cão e dar um berro "NÃO". Bem isto eventualmente irá resultar, mas a melhor maneira de inibir a mordida do seu cão é utilizando o castigo negativo.
Antes de falar acerca do que se deve fazer eu gostaria de afirmar que os cães precisam de morder e dessa forma aprender a controlar a força que fazem quando mordem. É muito vulgar ver brigas de cães onde existe muito barulho, corpos emaranhados e no final baba espalhada pelos seus corpos e não existe nem um único furo, nem uma dentada foi com força suficiente para ferir o outro cão. Isto acontece porque os cães aprenderam a controlar a força das suas dentadas (boa inibição da mordida), seja através de brincadeiras com outros cães durante a sua infância e adolescência ou seja através de brincadeiras com os seus donos. Não deixar o cão morder nada durante a sua infância é uma receita fatal para ter por exemplo um Retriever do Labrador que quando uma criança lhe pisar o rabo inadevertidamente lhe dará uma dentada bastante feia e a precisar de cuidados de saúde. A raça do cão não é relevante para a gravidade da dentada, talvez o tamanho seja, mas por vezes é bastante relativo. Por isso é bom jogar jogos de morder com o seu cão desde que existam algumas regras consistentes durante essas actividades. Por exemplo que ele largue o brinquedo quando você o diz... e se não o fizer pare a brincadeira durante dois minutos, ou que ele não acerte as dentadas na suas mãos e se o fizer pare também durante dois minutos. Mostre ao cão que existe um brinquedo que ele pode morder para brincar, e que as suas mãos e as suas roupas são muito frágeis.
O que deve fazer é quando o cão morde as suas mãos com mais força do que aquilo que considera aceitável diga "ai", saia da divisão da casa em que se encontra com o cão e deixe-o sozinho durante dois minutos, depois volte e comporte-se como se nada fosse. Faça a mesma coisa com as suas roupas.
Vai ver que ele para que a brincadeira não pare vai inibir a sua mordida e ser muito gentil quando lhe morde as mãos, mas não torne as suas mãos no brinquedo de morder.

1 comentário:

Claudia Estanislau disse...

Inibição de mordida, juntamente com a socialização das coisas mais importantes que se podem ensinar a um cachorro e a maioria das pessoas nem sabe o que é. Bom artigo :D