terça-feira, 31 de março de 2009

Posse dos recursos valiosos

Traduzido de: Ian Dunbar (http://www.dogstardaily.com/)

A guarda dos objectos começa ainda durante a fase de cachorro. Os donos podem não reparar que o seu cão adolescente se está a tornar cada vez mais protector e possessivo com os objectos que considera de elevado valor. Pode inclusive ser encorajado pelos donos por acharem engraçado ... especialmente em cães pequenos por considerarem engraçado um cão tão pequeno estar a mostrar tanta "personalidade".
É natural para os cães proteger o que é deles.Os cães depressa percebem que um objecto assim que lhe é retirado desaparece para sempre. Por isso não é surpreendente encontrar cães que procurem esconder os seus objectos das pessoas.
As cadelas têm maior probabilidade para guardar objectos que os machos. É muito comum ver cadelas submissas retirar objectos a machos relativamente dominantes. Como já referi aqui uma das regras mais importantes das relações sociais em matilhas de cadelas é "eu tenho o objecto e tu não".
Com os machos a guarda de objectos é mais frequente em cães inseguros de ranking mediano na hierarquia familiar. É aliás o comportamento que mais mostra a insegurança de um cão (macho), e não acontece com os cães do topo da hierarquia seguros de si. Muitas vezes estes cães partilham os seus objectos valiosos com outros cães de bom grado.
Se com frequência tira comida, brinquedos ou qualquer objecto valioso ao seu cachorro e nunca mais os devolve, o seu cachorro irá aprender a esconder esses objectos de si. Poderá correr a esconder-se de si com o objecto, não o largar da boca, rosnar ou dar uma dentada.
Se isto acontecer e você se vê a recuar com medo ou deixa o cão ficar com objecto por não saber o que fazer, procure imediatamente ajuda de um treinador de cães ... e cujo método seja treino positivo ... quem o aconselha seu amigo é! O problema depressa sairá fora do seu controlo, e terá um cão adulto a recorrer à guarda de todos os objectos que considerar valiosos e um deles pode ser a cama dos donos numa noite de inverno e depois terá de dormir no sofá ou passar a noite no serviço de urgência da sua área de residência. Mudar o comportamento de guarda de objectos em cães adultos é complicado, um processo lento e demorado, e com perigos e incertezas associados. Por outro lado prevenir estes comportamentos desde a infância do cão é seguro e fácil.
Em primeiro lugar certifique-se que o seu cachorro desenvolve um hábito sólido de roer brinquedos de encher de comida. Se ela (digo ela porque em cadelas é mais frequente) quer tar sempre a brincar com estes brinquedos não estará a procura de objectos pouco próprios para brincadeiras. Ensine-a a largar voluntariamente esses brinquedos ao seu pedido.
Basicamente o que vai ensinar ao seu cão é que dar-lhe a si os brinquedos ou objectos não quer dizer que nunca mais os vai ver, pelo contrário. A sua cachorra deverá aprender que dar os ossos, brinquedos, comida, etc. significa receber qualquer coisa ainda melhor em troca, recompensas e festas, e que a seguir recuperará objecto que entregou.

The Token System — Exchanging Valued Commodities for Treats
Comece por objectos que possa agarrar ao mesmo tempo que o cão, como uma corda um brinquedo de puxar, um kong, etc. Contacto fisico é uma parte muito importante do jogo da posse de objectos. O seu cachorro protege menos um objecto se você estiver já agarrado a ele desde o começo. No entanto assim que o larga a guarda do objecto é mais provável de acontecer.
Diga ao seu cachorro "larga" e depois "toma". Movimente o objecto para o excitar. Faça-lhe festas quando ele o agarrar. Não largue o objecto. Diga "larga"," e pare de movimentar o objecto para ser mais fácil para o cão parar de puxar e com a outra mão, mostre-lhe uma recompensa muito apetitosa, se for preciso coloque-a colada ao focinho. Recompense assim que ele largar e se tiver um clicker ... clique... e já tem o objecto de volta. De sequida diga-lhe "toma" novamente e deixe-o voltar a puxar o objecto e repita tudo de novo. Quando o seu cachorro largar o objecto imediatamente à ordem "larga" por cinco vezes seguidas poderá largar você o objecto cada vez que o deixa agarrar. Estará agora pronto para trabalhar com objectos pequenos como bolas de tenis. Assim que o seu cachorro agarre e largue os objectos imediatamente à ordem experimente a deixar cair ou atirar o objecto e diga "larga" e verá que ele irá apanhar o objecto, trará à sua mão e terá um cachorrinho com um cobro fiável.

(o truque está em mostrar ao cão que depois de nos dar poderá ter de volta o objecto e assim ele dar-lhe-á sempre o que lhe pedir sem se apegar às coisas)


Bons treinos

1 comentário:

Unknown disse...

oie! legal o seu blog! quer visitar o meu?
http://meucaomeuamigo.blogspot.com