segunda-feira, 11 de maio de 2009

Dez perguntas mais frequentes sobre cachorros (2)

Pergunta 2: Como é que faço com que o meu cão pare de fugir?

Depende. Ele foge durante passeios sem trela ou foge do quintal?
Quando pesseia o seu cão sem trela podem surgir muitas distracções como outros cães, pessoas, animais que poderão despoletar uma resposta no sentido de fugir. Quanto mais próxima estiver a distracção menor é o controlo que tem sobre o seu cão, uma vez que o instinto começa a apoderar-se do seu comportamento e mais dificil será manter os comportamentos aprendidos para manter o controlo. A isto chama-se "instinctive drift".
Por isso é crucial ensinar o senta de emergência. Desta forma (através do treino correspondente à pergunta 1) o cão saberá que sentar não significa acabar a brincadeira o que fará com que não tenha tanta tendência para a fuga. Mantenha este comportamento bem presente pedindo um senta a cada dois minutos durante um passeio.
Se o seu cão foge do quintal, pergunte-se a si próprio, porque é que ele não está no interior da casa consigo? Se é devido a um problema de boas maneiras em casa ou de comportamento destrutivo, precisa de resolver esse problema e não a fuga. E caso não consiga precisa de tornar o quintal um sitio agradável e interactivo de modo a evitar comportamentos destrutivos nesse espaço, escavar, ladrar ou fugir.
Isso significa ser inventivo com os brinquedos de encher de comida, espalhá-los pelo quintal, escondê-los, com diferentes tipos de comidas. Dê ao cão apenas uma pequena porção da refeição diária e esconda o resto nesses brinquedos.
Ou ate os brinquedos a ramos de arbustos ou em sitios em que ele tenha dificuldade em chegar de modo a dificultar a tarefa e ocupá-lo o máximo de tempo possivel. Depois desta actividade ele irá dormir o resto do dia.

Dr. Ian Dunbar

Sem comentários: