sexta-feira, 15 de maio de 2009

Dez perguntas mais frequentes sobre cachorros (5)

Pergunta 5: Como é que paro o meu cão de saltar para o colo enquanto estou à refeição?
Sempre que existe alguma coisa que não gosta que o seu cão faça deverá perguntar-se a si próprio como é que preferia que ele se comporte nessa situação. Como às refeições, em geral, estamos sentados, parto do principio que gostaria que o cão esteja quieto, de preferência deitado na sua cama.
Este é um comportamento incompativel: Se o seu cão estiver deitado na cama ele não consegue saltar-lhe para o colo enquanto come. Então a primeira coisa a fazer é ensinar as ordens básicas (sentar e ficar, deitar e ficar e de pé e ficar).
Depois, ensine o seu cão a ir para a cama dele: quando o seu cão não estiver a ver coloque uma recompensa na sua cama. Ele mais tarde ou mais cedo vai descobri-la e comê-la. Diga-lhe "fica" quando ele estiver em cima da cama e vá dar-lhe uma recompensa com ele em cima da cama e repita este procedimento várias vezes até o cão ir voluntariamente para a cama e basta ir lá recompensar de tempo a tempo. O seu cão inicialmente pensa que só consegue comida quando vem para o seu colo e desta forma aprende que na sua cama é que a recebe e irá preferir manter-se na cama de forma a receber as recompensas.

Dr. Ian Dunbar

Sem comentários: