domingo, 7 de junho de 2009

Ensinar a gostar de ser examinado ou manipulado!

Viver com um cão que não deixa que lhe mexam, ou que o abracem é tão ridiculo como viver com uma pessoa que não goste de afecto. É para além disso potencialmente perigoso. Mesmo assim qualquer veterinário ou casa de banhos e tosquias para cães lhe dirá que é bastante comum aparecerem cães dificeis de manipular. Na verdade a grande maioria dos cães ficam com um nível de stress muito elevado quando são examinados ou restringidos por estranhos. Existem poucas diferenças fisicas entre um abraço e uma restrinção, ou entre a manipulação e a examinação. A diferença fundamental é a perspectiva do cão, ou seja, sentem que são abraçados e manipulados por familiares e amigos e restringidos e examinados por estranhos.
Os veterinários e os "groomers" simplesmente não conseguem fazer bem o seu trabalho se o seu cão não estiver relaxado e sossegado enquanto está a ser examinado e manipulado. Cães adultos, agressivos e medrosos ou cães adolescentes facilmente excitáveis muitas vezes necessitam de ser anestesiados, amarrados ou ençaimados para que se possam efectuar os exames necessários.
A restrinção feita pela primeira vez ou só na situação stressante transforma toda a experiência ainda mais assustadora para o cão e piora com o tempo todo o processo. Cães sem treino acabam expostos aos riscos de constantes anestesias, e aumentam os valores de cada consulta veterinária... e os motivos dos abandonos andam à espreita a cada esquina. Mas tudo isto é simplesmente ridiculo. Nós humanos não necessitamos de anestesia para consultas de rotina , no dentista, no cabeleireiro, etc. Nem os cães se os seus donos lhes ensinassem a gostar de estar com outras pessoas a ser manipulados e a terem calma.
É simplesmente injusto permitir que o seu cachorro cresça sendo medroso ou ansioso ao pé de pessoas estranhas e de serem tocados por elas. Se tivermos em mente que os cães vivem constantemente em contacto com pessoas, será uma vida de tortura para esse pobre animal.
Não é suficiente que o seu cachorro simplesmente tolere a manipulação, ele tem de aprender a gostar de ser mexido pelos estranhos. Um cão que não goste verdadeiramente de ser restringido ou manipulado por estranhos é uma bomba relógio à espera de rebentar. Um dia uma criança vai tentar abraçar o seu cão ou mexer-lhe e ele, você e a criança vão ter um grande problema.
O seu cachorro precisa de ser manipulado por pessoas da familia e depois disso por pessoas estranhas, comece também por pessoas adultas e só depois as crianças, primeiro as mulheres e só depois os homens.
Assim como os exercicios de socialização (artigo "Boas maneiras para cachorros" neste blogue) necessitam de ser iniciados por pessoas adultas da familia e com uma restrinção ligeira e à medida que o cão se habitua a ser manipulado poderá passar a integrar as crianças e estranhos nesses exercicios, bem como aumentar o nivel de restrinção exercida.
Um cão arisco é um cão potencialmente perigoso, esta não é uma questão de raça, de tamanho ou de género do cão, é uma questão de educação.
Por isso não deixe para amanhã o inicio deste treino, comece agora mesmo.

Bons treinos!

Sem comentários: