quinta-feira, 30 de julho de 2009

O "segredo" do treino de cães!

Qual é o segredo do treino de cães? À medida que pesquisamos pela internet estamos sempre a achar mais um segredo ... e outro ... e outro... técnicas secretas, soluções mágicas, até livros que reduzem a educação do seu cão para 15 dias... hehehe ... claro!! Em quinze dias ficamos com o cão 100% educado para o resto de uma vida feliz ... entretanto batemos com a cabeça na mesinha de cabeceira e acordamos.
O problema é este ... não existem segredos!!
Não existe nada de especial acerca de como os cães aprendem ou acerca do seu comportamento. Os cães têm as suas caracteristicas especificas, bem como os seus comportamentos especificos como espécie que são, mas na sua essência aprendem da mesma forma que todas as outras criaturas no planeta aprendem. Como os animais aprendem tem sido exaustivamente estudado e mesmo havendo ainda muita coisa por saber, não existem "segredos". Muito menos disponiveis na internet por 29,99 euros.
Alguns afirmam que têm um conhecimento intrínseco que lhes permite saber como o cão está a pensar, falando muitas vezes de "psicologia canina". O que é facto é que não sabemos exactamente como os cães pensam. Sabemos como aprendem, conseguimos observar como
se comportam e já sabemos bastante bem o que os motiva, mas não sabemos o que pensam nem se o fazem através de palavras e ideias como nós. Aplicar então a palavra psicologia a cães não faz grande sentido.
Outros ainda têm um dom especial ainda pior, uma nova maneira de comunicar com os cães. Ensinam os seus clientes a cuspir na comida, imitar latidos ou até empurrar o seu cão para o chão, tudo de forma a "comunicar". Os cães viveram lado-a-lado com o homem nos últimos 10,000 anos. Eles caçaram, pastorearam, protegeram e fizeram companhia aos humanos e à medida que se fazem mais pesquisas, sobre o cão, mais se aprende que o cão se adaptou a viver com humanos de formas bastantes interessantes. O cão está bastante adaptado a ler as expressões faciais das pessoas e conseguem interpretar melhor a linguagem corporal que os primatas (uma habilidade mais presente numas raças que outras). Com os humanos a seleccionarem gradualmente os cães pela sua habilidade em trabalhar connosco, faz todo o sentido que a comunicação entre as duas espécies se tenha tornado mais eficaz. Por que raio é que agora precisariamos uma nova linguagem para comunicar com eles?
Então significa que todos os treinadores deveriam usar as mesmas técnicas? Claro que não. Mas todos deveriam ter uma base cientifica sólida de comportamentalismo, existe espaço suficiente para enovação e especialização. O treino de cães consiste grandemente na facilitação da comunicação entre as pessoas e os cães. Considerando apenas a variedade de pessoas que existe e a forma como comunicam, fica desde logo aqui um amplo espaço para técnicas variadas e situações variadas, onde um treinador pode ser superior a um outro.
Isto significa que o treino de cães é fácil, ou que treinar uma espécie é igual a treinar outra qualquer? Nem por isso. Os cães têm bastantes caracteristicas intraespecificas e é ai que os conhecimentos do treinador e a sua experiência entram em jogo. Contudo, este conhecimento especializado é cientifico, não é mágico, nem uma colecção de segredos passados de treinador em treinador numa cerimónia especial... hehehe
Há medida que o tempo passa e são feitos cada vez mais estudos acerca de cães, vamos aprendendo novas coisas, mas a informação não estará escondida detrás de 10 páginas de um artigo de internet ... como este... hehehe...nem num livro mandado vir por 29,99. Fará parte das competências dos treinadores que se mantêm em contacto com os avanços cientificos ... não se treinam cães hoje como se treinavam há 20 anos atrás... quer dizer não se deveriam treinar...
Em suma: Atenção aqueles que vos tentam vender segredos ou soluções fáceis. Existem bastantes técnicas com resultados dados, assim como informação fiável acerca de cães e treino de cães disponível de graça.

Sem comentários: