quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Castigo ... tem muito que se lhe diga!

Alguns treinadores não querem castigar de todo porque pensam que as punições são desagradáveis e desumanas e outros treinadores usam estimulos aversivos como castigo e com bastante frequência ineficazes. Assume-se que todos os castigos são aversivos e que todos os estimulos aversivos são castigos. No entanto nenhuma dessas suposições está correcta.
Assim que percebermos que "castigo" e "aversivo" não são necessariamente sinónimos, percebemos que temos quatro combinações possiveis.
1. Não-aversivo e não-castigo
2. Aversivo e não-castigo
3. Aversivo e castigo
4. Não-aversivo e castigo


1. Muito comum no treino de cães e em relações interpessoais. Não causa nenhum dano no cão mas não é eficaz na alteração de comportamentos.
2. Estabelece uma clivagem no cérebro do cão e destrói a relação dono/cão. Assume-se que todos os aversivos são castigos. No entanto muitos não são. Um castigo é definido como um estimulo que diminui a frequência do comportamento imediatamente precedente de forma a que seja menos provável que ocorra no futuro. O uso frequente de estimulos aversivos é uma prova de que não estão a resultar e por isso não podem ser definidos como um castigo. Em vez disso, quando um estimulo aversivo não é um castigo, dependendo da sua severidade, é um mau trato ou abuso. Sem dúvida, a maioria das reprimendas e a maioria dos estimulos aversivos, como esticões na trela, agarrar, ameaçar, palmadas, etc, não são castigos. Aversivos sim, mas não tendo o resultado esperado de reduzir o comportamento indesejado, não podendo ser definidos como castigo. As duas maiores pistas de que o estimulo aversivo não é castigo é a necessidade do aumento da sua frequência ou o seu uso continuo, que o treinador tenta compensar através do aumento da severidade do aversivo.
3. Quando um treinador usa eficazmente estimulos aversivos, apenas veremos o comportamento indesejado e o castigo aversivo algumas vezes e depois deixa de ser necessário. O castigo deixa de ser necessário porque o cão já não exibe o comportamento indesejado. No entanto, vemos isto muito raramente. Em vez disso vemos muito frequentemente palmadas, esticões, choques... eversivos que não são castigos.
4. Sem dúvida que castigos não aversivos são a melhor via. De facto, é possivel reduzir eficazmente os comportamentos indesejados apenas através do uso de um tom de voz agradável e calmo. Insistência gentil é o que se pretende.

Este post tem o intuito de lhe dar material suficiente para se questionar... agora que se questiona procure as respostas... bons treinos!

Sem comentários: