terça-feira, 9 de março de 2010

"O mundo dos Gorns" por Jean Donaldson (1ª Parte)


Estou finalmente a ler um livro, da Jean Donaldson, que me tinha sido aconselhado em várias ocasiões, pela Eduarda Pires, a Claudia Estanislau, etc, chamado "Culture Clash". E agora aconselho também vivamente a todos os que querem fazer ou têm interesse em treino de cães.

Neste livro, mais precisamente no quarto capitulo, a autora cria um mundo imaginário no sentido de nos colocar na perspectiva do cão, coisa que muitas vezes falta aos donos e treinadores, e fá-lo de uma forma extraordinária, acho que conseguiu criar a analogia perfeita, aquela que de facto nos alerta para este nosso "Choque de Culturas".

O texto é este:
"Imagine que vive num planeta onde a espécie dominante é bastante mais intelectualmente sofisticada que os seres humanos mas que mantêm os humanos como animais de companhia. Esses seres são chamados Gorns. Eles comunicam entre eles através de uma combinação de telepatia, movimentos dos olhos e guinchos agudos altos, inetiligiveis e impossiveis de aprender por parte dos humanos, cujos cérebros estão unicamente preparados para a aquisição da linguagem verbal. O que os humanos por vezes aprendem é o significado de sons individuais por repetidas associações com coisas que lhes relevantes. Os Gorns e os humanos estabelecem fortes laços mas existem muitas regras dos Gorns que os humanos têm de assimilar com uma quantidade de informação limitada e com consequências, em caso de falha, muito elevadas.

Você é um dos humanos sortudos que vive com uma familia Gorn. Muitos outros humanos estão acorrentados a pequenas casotas no quintal ou são mantidos em recintos exteriores que variam de tamanho. Eles tornaram-se tão famintos socialmente que nao conseguem controlar as suas emoções quando um Gorn vai junto deles. Devido a este comportamento, os Gorns concordam que eles nunca poderão ser "humanos de casa". Eles são demasiado activos e excitáveis.
A casa que partilha com a sua familia Gorn está cheia de taças de porcelana branca com água, com autoclismo. Cada vez que tenta urinar numa delas, qualquer um dos Gorns por perto ataca-o. Você aprende a fazer as necessidades quando não está nenhum Gorn por perto. Às vezes eles chegam a casa e enfiam a sua cabeça pela taça de porcelana branca abaixo sem qualquer razão aparente. Você odeia isto e começa a ter medo quando os ouve chegar mas eles vêem isso como uma evidência de culpa da sua parte.

Você também é punido por ver videos, ler certos livros, por falar com outros seres humanos, comer pizza ou hamburguers e escrever cartas. É tudo considerado problemas comportamentais pelos Gorns. Para evitar ficar maluco, mais uma vez, espera até que todos os Gorns não estejam por perto para tentar fazer as coisas que lhe apetece.
Enquanto eles estão por perto, você senta-se sossegadinho, olhando em frente. Porque eles consideram isto um bom comportamento e assim poderão testemunhar que você é capaz de o fazer, embora veja uns videos de vez em quando e faça outras coisas que não deve quando está sozinho. Obviamente você não gosta de estar sozinho, é essa a conclusão a que os Gorns chegam. Por isso é passeado várias vezes ao dia e é-lhe deixado livros de palavras-cruzadas para fazer quando está sozinho. Você nunca os usou porque detesta palavras-cruzadas, os Gorns acham que não lhes liga porque está a vingar-se de ser deixado sozinho.
Pior do que tudo, você gosta deles. Eles são, afinal de contas, muitas vezes simpáticos consigo. Mas quando sorri para eles, castigam-no, e acontece a mesma coisa quando tenta dar-lhes um aperto de mão. Se você pedir desculpa é castigado novamente. Você nunca viu outro humano desde que era criança. Quando vê um na rua fica curioso, excitado e às vezes com medo. Não sabe realmente o que fazer. Então, o Gorn com quem vive mantem-o afastado de outros humanos. As suas competências socais nunca se desenvolveram.

Os 10 principais problemas comportamentais dos humanos de companhia no Planeta Gorn:
  1. Ver televisão;
  2. Usar taças de porcelana branca com água como local para fazer as necessidades;
  3. Ouvir musica de outro tipo que não Country e Western;
  4. Falar com outros humanos;
  5. Fumar;
  6. Sentar em cadeiras (Como é que eu consigo que ele pare de se sentar nas cadeiras?????);
  7. Escovar os dentes;
  8. Comer outras coisas em vez de "Human Chow" (uma nutrição equilibrada e adequada);
  9. Dar apertos de mão;
  10. Sorrir."
... Vemo-nos na 2ª parte .... Hehehe!

Bons Treinos!


3 comentários:

Claudia Estanislau disse...

por essas e outras que Culture Clash é considerada a bíblia dos treinadores :D

Doggy Palooza disse...

Olá, também ando interessada em ler esse livro já há muito tempo. Posso perguntar como teve acesso ao livro? Eu gostava de ler a tradução espanhola...
Inês

Unknown disse...

Olá,

A Claudia Tinha dois livrinhos e teve a amabilidade de me dar um deles, e agradeço do fundo do meu coração, é um livro espectacular. É a versão em inglês, mas se calhar na KNSediciones é capaz de encontrar a versão espanhola.