sábado, 24 de julho de 2010

Manuseamento

Viver com um cão que não pode tocar, acarinhar, abraçar é tão ridículo como viver com uma pessoa que não pode abraçar. É para além disso perigoso. Ainda assim os veterinários e os groomers dir-lhe-ão que os cães difíceis de manusear são extremamente comuns. De facto, muitos cães ficam extremamente stressados quando restringidos ou examinados por estranhos. Existem poucas diferenças entre abraçar e restringir, ou entre manusear e examinar. As diferenças depende da perspectiva do cão. Geralmente, os cachorros sentem-se abraçados e manuseados pelos amigos e conhecidos mas restringidos e examinados pelos estranhos.

Os veterinários e os groomers simplesmente não conseguem fazer os seu trabalho a não ser que o seu cão se mantenha calmo e descontraído enquanto é restringido e examinado. Cães adultos medrosos e agressivos muitos vezes necessitam de ser açaimados, tranquilizados e até anestesiados para um exame físico de rotina, limpeza de dentes ou tosquia. Mas isto obviamente torna o procedimento ainda mais assustador para o animal. Cães sem treino estão por isso sujeitos expostos a mais riscos da anestesia, os procedimentos ficam mais caros por serem mais demorados, etc. É realmente demasiado ridículo. Os humanos adultos, em geral, não necessitam de anestesia para procedimentos de rotina no médico, no dentista, no cabeleireiro, nem deveriam necessitar os cães, se os seus donos lhes tivessem ensinado a gostar destas situações.

Não é justo permitir que o seu cachorro cresça com o medo e a ansiedade em situações onde existem pessoas estranhas por perto. É cruel manter um animal assim num mundo de humanos, e não fazer nada para que ele aprecie a companhia do ser humano. É um mau trato mental vitalício.

Não é suficiente que ele apenas tolere o manuseamento, ele tem de aprecia-lo. Numa situação limite poderá explodir a bomba que você criou com as suas mãos.
O seu cão deverá ser manuseado por pessoas familiares antes de estranhos e pessoas adultas antes de crianças, mulheres antes de homens e meninas antes dos meninos.

Sem comentários: